Cortina antichamas: invista em um item de segurança

Cortina antichamas

1 de fevereiro de 2019 / Postado por admin

Você conhece a cortina antichamas?

Hospiboradores e pactais e clínicas médicas devem seguir rigorosamente as boas práticas de segurança, uma vez que esses espaços oferecem uma série de riscos aos colaientes. Entre esse riscos podemos citar os riscos biológicos, os ergonômicos e até os químicos. Além disso, como diferentes espaços de um hospital estão expostos a materiais inflamáveis, as normas de segurança contra incêndio também precisam ser seguidas à risca.

A cortina antichamas é uma solução capaz de retardar as chamas e a fumaça, tornando o ambiente mais seguro. Além disso, a cortina permite que os pacientes evacuem o prédio com segurança.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Cortina antichamas – especificações

Espaços públicos com grande circulação de pessoas como clínicas médicas e hospitais precisam garantir a segurança de todos os seus pacientes e colaboradores. A cortina antichamas, também conhecida como cortina retardante de chamas, é capaz de retardar a propagação de chamas entre espaços contíguos.

A cortina antichamas pode ser feita por exemplo de um tipo especial de fibra de vidro capaz de suportar o calor intenso e bloquear a entrada de fumaça, tornando uma sala protegida. Apesar de serem muito espessas, a cortina é muito flexível, o que a torna ideal para todos os espaços de um hospital. Além de oferecer proteção adicional a um ambiente hospitalar em caso de emergência, a cortina antichamas é uma solução eficaz de compartimentar um espaço aberto.

As cortinas antichamas possui um aspecto satisfatório e tornam um espaço esteticamente mais agradável. O acabamento pode exibir uma infinidade de cores e texturas. Além disso, podem apresentar acabamento personalizado, que permite exibir logos ou motivos diferenciados o que torna um ambiente mais agradável e familiar. Pode apresentar Prega Americana, Prega Macho ou Prega Fêmea e conta com posicionamento de trilhos ou varões.

É importante destacar que o produto é devidamente testado e segue as normas de segurança da ANVISA.

Siga as normas de segurança

As práticas de segurança hospitalares são guiadas pelas normas regulamentadoras expedidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. A mais importante delas é a NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde – que determina as diretrizes que devem ser seguidas na implementação de medidas de proteção à segurança e a saúde dos trabalhadores dos serviços da saúde.

A norma estabelece os tipos de riscos presentes no ambiente hospitalar, como identificá-los e como avaliá-los. Também estabelece normas para fiscalização dos locais de trabalho e dos trabalhadores.

De que trata a Norma Regulamentadora 23 (NR-23)?

A NR-23 trata a proteção contra incêndios. Em hospitais e em clínicas médicas, além dos colaboradores, os pacientes, muitos deles sem condições de locomoção, precisam ser resgatados caso um incêndio ocorra.

Cortinas antichamas, a aderência a legislação aplicável e aos requisitos técnicos são fundamentais para minimizar os riscos e evitar problemas com os órgãos fiscalizadores. A análise de riscos também deve focar na melhoria no ambiente de trabalho.

Agora que você já conhece a cortina antichamas, que tal descobrir qual é o melhor material para portas interiores?