Como escolher o modelo ideal de fechadura para porta?

fechadura para porta

5 de janeiro de 2018 / Postado por admin

Como escolher o modelo ideal de fechadura para porta?

Sem percebermos, o primeiro contato que normalmente temos em um ambiente se dá através das ferragens.  Seria inevitável não associarmos este contato com a construção de um vínculo de confiança, assim sendo se este contato é positivo construímos um vínculo de confiança com o visitante.   Da mesma forma seria prejudicial tentarmos, por exemplo, utilizar um banheiro e ver a maçaneta prestes a se soltar, ou termos alguma dificuldade em fechar o trinco desta porta.

E quando vamos escolher um modelo, quais os itens que passam pela nossa mente?  Confiança?  Segurança?  Robustez?  Sofisticação?  Sobriedade?  Design?  Enfim.

CONFIANÇA

Aposte em uma marca presente no mercado nacional há pelo menos mais de uma década, procure saber que tipo de cliente é o principal alvo da marca em questão e se estes clientes estão satisfeitos.

SEGURANÇA

Milhões de casa são invadidas a cada ano no Brasil.  Embora nem todos arrombamentos sejam evitáveis, uma porta mais resistente e uma boa fechadura são uma das primeiras linhas de defesa. Existem competições e uns sem número de vídeos na internet sobre abertura de fechaduras e cadeados sem chave com ferramentas rudimentares. Atualmente está disponível no mercado cilindros do tipo europerfil, que eram utilizados anteriormente apenas para portas de segurança ou blindadas pois, são bem menos vulneráveis a arrombamentos do que o cilindro tradicional.

ROBUSTEZ

Uma fechadura sofre desgaste pelo uso (trafego de pessoas) que é inevitável e pela corrosão. Esse desgaste irá variar dependo do material empregado em sua composição e também da qualidade mecânica empregada na produção. Então maçanetas, fechaduras ou dobradiças de boa qualidade, em sua maioria são feitas em aço inoxidável 304 ou superior.  O corpo da fechadura, apesar de não ser em aço inoxidável, precisa ter um tratamento de galvanização a fogo ou similar, garantindo que ele terá o mesmo tempo de vida útil de todo o conjunto.

A lingueta é o elemento mais suscetível a impactos, então precisa ser reforçado para ser submetido ao trabalho do dia-a-dia sem se quebrar ou romper dentro da máquina, o que ocasionalmente pode “trancar” o acesso a determinado ambiente.

Existem marcas que se submetem a Regulamentação Europeia de Produtos para Construção (No. 305/2011), que é muito mais rigorosa do que a ABNT, podendo ser um balizador para os clientes que buscam um nível de qualidade superior.

TIPOS MAIS COMUNS DE FECHADURA PARA PORTA DE MADEIRA

As principais fechaduras são classificadas pelo tipo de ambiente onde são aplicadas, como a externa, aplicada geralmente a porta de entrada, fechadura que conta com um cilindro, apresentando uma chave com segredo, segredo esse que pouco se repete ou deveria se repetir dentro da linha do fabricante. Porém existem relatos de pessoas que abriram portas distintas com a mesma chave, esse caso não deveria ocorrer e é uma falha grave de qualidade.

A fechadura interna, normalmente utilizada nas portas de quartos, cozinhas ou ambientes que não necessitam de controle, possuem uma  chave maior do que a chave para cilindro, normalmente em uma mesma casa a chave se repete, podendo a chave do quarto abrir a da cozinha e vice-versa.  Por conta disto, alguns clientes, assim como empreendimentos de maior padrão, investem em colocar cilindros em todos os ambientes, conferindo maior segurança ao imóvel.

A fechadura de banheiro é aquela que tem a tranqueta do lado interno e algum mecanismo de abertura de segurança do lado externo. É aconselhável que o mecanismo de segurança seja simples e não necessite de uma ferramenta especifica para abertura, pois em casos de emergência o ideal seria abrir a porta com itens do cotidiano, como a chave do carro, moeda, ou uma faca.

Para as portas de correr existem modelos de fechaduras chamados de “bico de papagaio”, ou pelos especialistas apenas BIP.  Existem fechaduras BIP com tranqueta que são utilizadas principalmente em banheiros, mas também existem fechaduras BIP com cilindro, que utilizam chave e podem ser usadas em qualquer ambiente.

Portas especiais como pivotantes, duplas, e modelos mais sofisticados que usam puxadores no lugar da maçaneta, costumas utilizar a fechadura tipo rolete.  Neste tipo de fechadura a lingueta é arredondada, e para abrir ou fechar basta-se aplicar uma certa força na porta para o sentido que se deseja.

DESIGN

Nos tempos de hoje a beleza e sofisticação passaram a abranger um número maior de clientes, tornando este requisito fundamental para qualquer fabricante.  Mas obviamente que dentro deste universo alguns terão maior destaque em conquistar o seu público, provocando o desejo de personalizar o seu lar ou seu escritório com um modelo específico de maçaneta ou de puxador, que seja inspirador para o trabalho ou para o acolhimento.

Linhas curvas ou linhas retas, modelos que tenham o inox polido ou escovado, existem até modelos banhados a ouro ou prata.  Aqui há uma liberdade enorme, para algo mais sóbrio e até para exageros, obviamente buscando harmonizar com o que o público do imóvel em questão deseja e com os outros itens que compõem o ambiente.

E você? Já experimentou este momento de definir seu modelo ideal de fechadura de porta? Tendo qualquer dúvida pode aproveitar e falar com a Prenova, que tem alguns anos já projetando e executando portas domiciliares, portas hospitalares e até portas blindadas de segurança superior!

PN_CTA_eBook05_PisosRevestimentos