Como escolher o rejunte ideal para construção de um escritório?

rejunte

25 de maio de 2018 / Postado por admin

Toda obra de engenharia civil, seja de construção ou de reforma, precisa ser planejada levando em consideração os mínimos detalhes. É comum despender-se tempo e atenção maiores para a execução da parte estrutural e fases finais, como a de acabamento, não serem executadas com tanto rigor. Por exemplo, você entende a importância da escolha de um rejunte adequado para determinado piso?

Além das questões técnicas existem também as estéticas! Em quais circunstâncias é mais adequado aplicar um rejunte colorido? O rejunte aplicado no piso do banheiro é indicado também para o piso do escritório? O planejamento de execução da obra, em todas as suas fases, é tão importante quanto à escolha de materiais de qualidade e de profissionais qualificados.

Veja, a seguir, as considerações que devem ser feitas para se obter um piso bem rejuntado e assim evitar muita dor de cabeça!

O rejunte é necessário?

Juntas de dilatação ou juntas de movimentação

É um espaçamento regular que deve existir entre as placas (cimentícias, cerâmicas, pedras naturais ou artificiais, por exemplo) do piso assentado. A sua função é permitir o alívio de tensões originadas pela movimentação da base, onde é aplicado o revestimento, ou pela própria expansão/contração das placas do piso aplicado.

Essas movimentações, tanto da base quanto da placa, ocorrem em escala bem reduzida (muitas vezes não chega a um milímetro de movimentação), mas se as juntas de dilatação não forem feitas da forma adequada, pode-se gerar fissuras na placa e até mesmo o descolamento dessas em relação à base. São fatores responsáveis por essas movimentações: alteração de temperatura, de umidade, de pressão exercida sobre o material, dentre outros.

Quanto maior a dimensão da placa aplicada, maior deverá ser o espaçamento entre elas, ou seja, maior será a junta de dilatação. As juntas podem variar de 01mm a 10mm. O espaçamento adequado é especificado na embalagem das placas, pelo fornecedor, e deve ser seguido rigorosamente.

Ferramentas utilizadas: espaçadores (com dimensões pré-estabelecidas) e niveladores.

Rejunte

É um material de construção composto, basicamente, por cimento, grãos finos de areia e aditivos químicos. É utilizado para preencher as juntas de dilatação com o objetivo de vedar as placas de revestimento, mantendo-as protegidas da umidade (resistente à ação de fungos e bactérias) e absorvendo pequenas deformações por movimentação. Também apresenta função estética podendo ser colorido ou neutro.

É importante aplicar o rejunte somente após 72 horas (3 dias), no mínimo, do assentamento do piso. A limpeza e a manutenção são feitas com a utilização de água e sabão neutro.

Ferramentas utilizadas: espátula (para tirar o excesso e preencher uniformemente todo o espaço das juntas de dilatação) e esponja (para limpar o excesso, depois do período de secagem).

Tipos mais comuns de rejunte

Rejunte Cimentício

Composto por cimento, areia e pigmentos. É o mais popular (tanto em uso quanto em custo) dentre os três tipos. É o menos resistente à umidade, podendo sofrer a ação de mofos e apresentar manchas. É indicado para ambientes com pouquíssima umidade, como quartos e salas de estar. Apresenta textura áspera, com acabamento mais rústico quando comparado aos tipos a seguir.

Rejunte Acrílico

composto por cimento, areia, pigmentos, resina acrílica, aditivos e polímeros. É indicado para ambientes que apresentam um contato moderado com umidade, uma vez que é impermeabilizado (resina acrílica e polímeros). É o mais moderno e apresenta a melhor relação custo benefício, pois o preço é acessível e é antimofo, evitando problemas como manchas e estufamento do piso. Pode ser aplicado em cozinhas, escritórios, salas de jantar, apresentando acabamento uniforme e de alta durabilidade.

Rejunte Epóxi

Além de ser extremamente resistente à água, também resiste a produtos químicos, como cloro e água sanitária. É indicado para áreas externas como piscinas, passeios e fachadas. É um pouco mais caro que os outros dois tipos de rejunte, apresentando acabamento superior.

Escolhendo o rejunte para o escritório

O ambiente de um escritório não apresenta contato constante com umidade (como a fachada e o passeio) e a circulação de pessoas e materiais também é mediana, podendo ser empregado o rejunte acrílico, muito utilizado com pisos cerâmicos, porcelanatos, pedras naturais e artificiais.

Quanto à pigmentação, o rejunte com cor cinza ou próxima à do piso de revestimento apresenta um efeito uniforme, ideal para escritórios mais discretos, sóbrios e tradicionais.

O rejunte claro, junto a um revestimento escuro evidencia a cor e a textura desse revestimento. É uma solução ideal para escritórios criativos, que valorizam peças artísticas e gostam de se diferenciar até pelo piso, o qual pode até continuar neutro, mas com texturas físicas e/ou visuais que conferem mais elegância ao ambiente.

O rejunte escuro, junto a um revestimento claro enfatiza o layout das paredes. É uma solução adequada para escritórios que utilizam, em sua decoração, obras de arte, paredes texturizadas ou com papel de parede, criando assim, focos específicos de destaque para quem está no ambiente.

A Prenova é uma empresa especializada em tornar ambientes mais harmoniosos, seguros e confortáveis, sendo referência no mercado brasileiro de engenharia, arquitetura e decoração. Conte com o suporte, de uma equipe de excelência, desde a implementação do projeto até a assistência técnica de pós-venda.