Setor de compras: 5 indicadores que devem ser acompanhados

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19 de janeiro de 2018 / Postado por admin

Isso porque ele impacta diretamente nos resultados da empresa, e pode ser responsável por levá-la ao sucesso ou à falência em pouco tempo.

Se o setor estiver comprando insumos por um bom preço, os fornecedores estiverem entregando no prazo certo e erros não estiverem ocorrendo, o caixa da empresa será beneficiado e seus resultados alavancados.

Agora, se o setor estiver comprando insumos por um preço alto, os processos forem ineficientes e os fornecedores não estiverem entregando no prazo, então a empresa será drasticamente impactada.

E um único erro no setor de compras já é capaz de gerar grandes prejuízos, que podem ser facilmente percebidos.

E para manter o setor de compras nos trilhos, os gestores devem utilizar indicadores.

A seguir, mostraremos 5 indicadores cujo acompanhamento é fundamental para melhorar a performance do setor de compras e os resultados da empresa.

1- Lead Time

O Lead Time indica o tempo em que o insumo leva para atravessar todas as etapas, desde a realização do pedido até a sua entrega.

É válido lembrar que o Lead Time não mede o tempo de entrega dos fornecedores, e sim o tempo de realização de todas as etapas envolvidas na compra de insumos.

Quanto maior for o Lead Time, menos eficientes são as etapas da cadeia.

Isso porque o longo tempo para a conclusão das etapas prolonga o prazo de entrega e aumenta os custos dos processos e, consequentemente, dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. E isso afeta a experiência do cliente final.

2- Entrega no prazo

Esse indicador mostra a quantidade de entregas que foram feitas no prazo correto, sem erros na entrega dos pedidos.

Ele é um dos indicadores utilizados para medir o nível de eficiência de cada fornecedor.

3- Evolução de preços

Outro indicador que deve ser acompanhado no setor de compras é o de evolução de preços.

Ele mostra as quedas e elevações nos preços dos insumos dos fornecedores em um determinado período.

Isso permite identificar quando os preços estão mais altos ou baixos e programar as compras para os períodos de baixa.

4- Saving

O Saving mostra o quanto o setor conseguiu economizar em uma compra.

É válido ressaltar que o Saving não está relacionado ao menor valor oferecido pelos fornecedores, e sim ao menor valor alcançado por meio da negociação.

Mas esse indicador deve ser utilizado com cuidado. Isso porque muitos fornecedores que reduzem significativamente o valor de um insumo em uma negociação podem não conseguir entregar no prazo ou até mesmo oferecerem algo sem qualidade.

Na hora de negociação, é preciso não só focar na redução de custos, como também no prazo e na qualidade dos insumos.

5- Índice de devolução

O índice de devolução mostra o percentual de insumos que foram devolvidos para os fornecedores.

Isso pode acontecer ou por erros cometidos na hora da realização dos pedidos ou pela entrega de insumos avariados.

Esse indicador permite identificar o que exatamente está causando um alto volume de devoluções.

Esses são os principais indicadores que devem ser acompanhados pelos responsáveis pelo setor de compras.

A medição de todos eles é fundamental para identificar erros e promover melhorias que tornarão o setor mais eficaz.

É válido lembrar que uma das maneiras de melhorar os resultados dos indicadores é escolhendo bons fornecedores.

A Prenova, por exemplo, oferece produtos com preços competitivos, realiza entregas sempre no prazo e evita problemas que causem devoluções, dentro do segmento de médio e alto padrão. Assim, ela ajuda a melhorar o setor de compras de seus clientes e contribui diretamente para a melhoria de seus resultados.  

E você, já acompanha algum desses indicadores? Conhece algum outro que deve ser utilizado no setor de compras? Então fale sobre ele para a gente nos comentários!

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