Portas anti-ruídos: como a qualidade das portas e das ferragens interferem no som do ambiente

Portas anti-ruídos

30 de novembro de 2018 / Postado por admin

Diferentes ambientes como salas de estudos, escolas de dança, home theaters e estúdios de gravação podem se beneficiar (e muito!) do uso de portas anti-ruídos.

Esse elemento arquitetônico desempenha um papel fundamental na acústica de um ambiente, seja esse espaço um casa ou uma empresa. Portas são, tipicamente, a barreira mais frágil de uma construção e, quando se trata de bloquear o som ou reduzir o ruído, esses elementos em nada se beneficiam da construção mais espessa – às vezes até isolada – das paredes.

Mas como a qualidade da porta interfere na propagação do som? É o que você vai descobrir agora! Acompanhe!

Material das portas anti-ruídos

As portas são um ponto vulnerável de um espaço e, através delas, o som pode penetrar ativamente em um local, mesmo que esse ambiente conte com isolamento acústico.

Um ambiente perfeitamente vedado deve possuir portas anti-ruídos, especificadas de acordo com o isolamento acústico necessário. O mercado dispõe de diferentes graus de isolamento, e os modelos 25 dB, 32 dB, 35 dB e 38 dB estão entre os disponíveis.

No entanto, o material das portas anti-ruídos escolhidas também influencia no seu desempenho acústico. Portas de PVC e as de alumínio, por exemplo, possuem elementos específicos de vedação, que não podem ser encontrados em modelos de aço ou madeira. Já as portas de vidro devem ser projetadas especificamente para o uso ao qual se destinam e devem ter sua largura determinada de acordo com o espaço onde serão instaladas.

Uma porta interna típica com núcleo oco não é muito eficiente em bloquear o som, uma vez que é construída como um tambor. Já as portas externas ou internas de núcleo sólido bloqueiam o ruído de forma mais eficaz devido à sua grande densidade.

É importante observar ainda a qualidade da vedação das frestas das portas anti-ruídos e os perfis dos materiais utilizados.  Esses aspectos também influenciam na qualidade da vedação.

Ferragens das portas anti-ruídos

As portas anti-ruídos devem ser preenchida com material isolante como lã ou gesso, de acordo com a necessidade de cada espaço. A aresta inferior da porta é a parte mais crítica da estrutura e nela devem ser aplicados conjuntos específicos de vedação, como por exemplo guilhotinas retráteis corta ruído que são acionadas sempre que a porta está fechada.

As travas retráteis, o batente da porta e as dobradiças também desempenham um papel de destaque no isolamento acústico de um ambiente. Essas ferragens podem comprometer a vedação caso não estejam especificadas corretamente.

Além disso, gaxetas, escovas e mantas são responsáveis por vetar as frestas da porta e garantir a sua perfeita sustentação. A fechadura também deve proporcionar o isolamento acústico desejado e deve impedir que o som invada um ambiente (ou escape dele) por meio de frestas ou trincos.

Fique atento! A norma de desempenho ABNT NBR 15.575:2013 – Norma de Desempenho – regulamenta as diretrizes que devem ser seguidas por arquitetos e engenheiros para a construção de espaços com isolamento acústico. A norma também ajuda esses profissionais a especificar o modelo de porta anti-ruído que deve ser usada em cada projeto.

Procurando por portas anti-ruídos para o seu projeto arquitetônico? Entre em contato com a Prenova e faça um orçamento personalizado agora mesmo!