Como escolher persianas: 3 dicas essenciais

Como escolher persianas

9 de agosto de 2019 / Postado por admin

Não sabe como escolher persianas perfeitas para a sua casa? Podemos dizer que as persianas são importantes itens de decoração e têm a função de impedir a passagem do frio e do calor excessivo.

Além disso, oferecem privacidade a um ambiente e são capazes de equilibrar a iluminação, tornando um ambiente mais confortável.

Para escolher as persianas ideais para a sua casa é preciso observar o material e o modelo que mais se adéque ao seu projeto. Também é preciso ficar atento as dimensões da persiana escolhida.

Nesse post vamos te ajudar a descobrir como escolher persianas perfeitas para cada espaço e tornar todos os ambientes da sua casa muito mais bonitos e aconchegantes. Acompanhe!

3 dicas fundamentais de como escolher persianas

1. Medidas

Qual é a medida ideal das persianas escolhidas para cada espaço da sua casa? Depende do local onde a peça será instalada. Se a persiana for instalada no vão da parede, deve ter o tamanho exato da abertura.

Acerte na largura

Se a instalação não for feita no vão deve ultrapassar os limites da janela. Nesse caso é preciso adicionar 10 cm de cada lado, assim como na parte de cima e na de baixo. Caso a sua casa seja muito ensolarada, o ideal é adicionar 20 cm de cada lado.

Não erre o comprimento

O comprimento da persiana também varia de acordo com o local onde será instalada. Em locais como o quarto do casal, a sala de estar e a sala de jantar, é preciso que a persiana chegue até o chão, o que torna o ambiente mais sofisticado.

Já no quarto das crianças a persiana deve ser instalada mais rente a janela. A dica é: em janelas grandes, use persianas grandes, em janelas pequenas, use persianas também pequenas.

2. Materiais

Madeira

Muito comum em persianas horizontais, a madeira é perfeita para ambientes elegantes e sofisticados. Persianas de madeira podem ser encontradas em diferentes cores e texturas.

Tela solar

Ao saber como escolher persianas é preciso ficar atento ao tecido. A tela solar é ideal para áreas externas, como varandas e quiosques. É um material sintético que não propaga chamas e inibe a proliferação de fungos e bactérias.

Tecidos

Persianas de tecido sintético são resistentes e duráveis. Já as de fibras naturais como o linho e o algodão, embora possam ser encontradas nas mais variadas cores e texturas, não são muito eficientes para bloquear a luz do sol.

Alumínio

Permite um controle eficiente do calor e da luz solar. Além disso, persianas de alumínio podem ser encontradas em diferentes cores e formatos, o que as tornam ideais para os mais diversos ambientes como cozinhas, banheiros ou salas de estar.

3. Modelo

Persianas verticais

Ao descobrir como escolher persianas também é preciso estar atento ao modelo. A persiana vertical é ideal para janelas maiores, que vão do chão ao teto e, por isso, tendem a ser mais usadas em casas com decoração mais sofisticada. É composta por sessões verticais que deslizam para o lado quando abertas.

Persinas horizontais

Podem ser usadas nos mais diferentes espaços de uma casa como cozinhas e banheiros. Como permitem um controle eficiente da luz também podem ser usadas em escritórios e quartos.

Persianas estilo rolô

Esse modelo de persiana permite o total isolamento de um espaço. Caso seja usado em salas contíguas, pode exibir tecidos diferentes em cada um dos lados. É uma opção acessível para ambientes informais como salas e escritórios.

Persiana celular

A cortina celular surgiu para permitir uma economia de energia mais eficiente. Como? Quando aberta, a persiana celular, inspirado nas células de uma colmeia, cria bolsões de ar para que o ambiente se mantenha quente no inverno e fresco no verão. É indicada para espaços limitados e está disponível nas cores branca, preta e cinza.

Agora que você já sabe como escolher persianas, que tal descobrir 6 modelos de portas de correr para se inspirar?