Juntas de dilatação x danos estruturais por infiltração

juntas de dilatacao

25 de abril de 2018 / Postado por admin

Também chamadas de juntas de movimento, as juntas de dilatação são elementos importantes para qualquer projeto de construção civil, pois, os materiais utilizados para revestir pisos, tetos, fachadas e paredes tendem a se movimentar devido a mudanças de temperatura a que estão constantemente expostos.

É a chamada variação volumétrica dos materiais.

Para minimizar os danos estruturais causados por essa movimentação entram em cena as juntas de dilatação. Você sabe o que são juntas de dilatação? E como as juntas de dilatação podem evitar os danos estruturais causados por infiltrações?

Para que servem as juntas de dilatação?

Os materiais utilizados em um projeto de construção civil geralmente são submetidos a contrações, expansões ou deformações devido a variações de umidade ou temperatura ambiente a que esses materiais estão submetidos.

Essas tensões não devem ser maiores que a resistência interna do material para não quebrá-lo ou deformá-lo. Algumas estruturas por si só podem suportar essas tensões, tais como trilhos de um trem. Outros requerem reforços que atuam como armaduras para absorver o estresse. Para controlar os movimentos que geram as tensões produzidas no interior das estruturas, são utilizados as juntas de dilatação.

A junta de dilatação é um elemento que permite movimentos relativos entre duas partes de uma estrutura ou entre a estrutura e outras partes de uma construção com as quais ela funciona.

Por que as juntas de dilatação são essenciais?

Todos os materiais de construção possuem um coeficiente de expansão. Este coeficiente é calculado em função da variação de temperatura, ou seja, com o aumento da temperatura o material se expande e com a diminuição da temperatura o material se contrai. Portanto, é necessário fornecer uma área onde essas grandes tensões possam ser “absorvidas”, e absorver essa tensão é a principal função das juntas de expansão.

Juntas de dilatação podem prevenir danos causados por infiltração?

As juntas de dilatação podem controlar as infiltrações que possam ser causadas por movimentos causados por variações de temperatura, mas para isso as juntas devem ser impermeabilizadas. A impermeabilização impede infiltrações por elementos diversos como água, óleo e gasolina ou por outros materiais que possam infiltrar e danificar a construção devido ao movimento dessas juntas.

A impermeabilização das juntas de dilatação é realizada por materiais que possuam propriedade elástica e uma resistência capaz de impedir a entrada da água e da umidade, no entanto, o material escolhido deve acompanhar a movimentação das juntas de dilatação. Para evitar infiltrações, a impermeabilização deve ser feita periodicamente já que as juntas e o material usado para impermeabilização sofrem desgaste natural com o passar do tempo. Para que a impermeabilização seja adequada, primeiro deve ser feita a limpeza de toda a junta e depois deve ser aplicado o selante para impedir a entrada da água e de outros materiais que possam prejudicar a eficiência das juntas.

PN_CTA_eBook08_GuiaDeObras