Materiais para construção civil: Tendências de inovação

materiais para construção

13 de abril de 2018 / Postado por admin

scolher quais os tipos de materiais para construção para o seu projeto não lhe dá muita opção para os itens mais tradicionais?
Como fugir, por exemplo, do cimento, madeira e vidro.  No post de hoje, abordaremos algumas tendências de materiais ou aditivos que podem surgir para transformar o benefício que tais materiais mais tradicionais podem trazer para o empreendimento. Vamos lá?

Cimento

O cimento é um dos materiais mais utilizados na construção civil apesar de ser um material extremamente poluente – o cimento é um dos materiais que mais contribuem para as emissões nocivas de carbono na atmosfera, sendo responsável por cerca de 7% das emissões globais anuais.

Uma desvantagem desse material é a demora do tempo de secagem no processo de construção. No entanto, o craqueamento é o maior problema apresentado por esse material para construção, geralmente causado pela exposição das superfícies a água e a outros produtos químicos. Pesquisadores da Universidade de Bath estão buscando desenvolver um concreto autorregenerador, usando uma mistura contendo bactérias. Essas bactérias se reproduzirão quando a água entrar em uma fissura do concreto, produzindo calcário, o que obstruirá a rachadura antes que a água e o oxigênio tenham a chance de corroer o concreto.

Vidros

Painéis fotovoltaicos integrados aos vidros podem permitir que edifícios residenciais ou comerciais gerem a sua própria eletricidade, transformando toda a fachada da edificação em um painel solar.

É possível utilizar o vidro fotovoltaico transparente como material de construção estrutural, formando janelas, fachadas e telhados. A tecnologia presente nos painéis fotovoltaicos é eficiente na produção de energia mesmo em paredes verticais voltadas para poente. Apesar de refletir na economia das contas de energia para os futuros moradores, o custo dos painéis fotovoltaicos é superior ao vidro tradicional, uma vez que os custos de construção e estrutura permanecem os mesmos, enquanto os custos do sistema de revestimento e de sombreamento serão acrescidos ao valor da obra.

Madeira

A madeira é um produto natural extraído das árvores e, às vezes, de outras plantas fibrosas, e usada na construção civil cortada ou prensada como tábua, lâmina ou compósito. É um material de construção genérico e é usado na construção de praticamente qualquer tipo de estrutura e se adapta bem a maioria dos climas.

A madeira mantém sua estrutura integra ao ser dobrada e é incrivelmente forte quando comprimida verticalmente. Com a invenção das serras mecânicas, surgiu a produção em massa de madeira dimensional. Isso permitiu que edifícios fossem construídos mais rápido e tornou as construções mais uniformes. Assim, a moderna casa de estilo ocidental utiliza a madeira nas partes estruturais, nos revestimentos ou como decoração. Apesar de a madeira ser um material muito resistente, requer inúmeros cuidados para a sua durabilidade e deve ser tratada contra cupins e protegida do sol e da umidade.

Tijolo

Um tijolo é um bloco feito de argila cozida, tornando o material um grande poluente. Os tijolos são fabricados em um molde ou mais frequentemente por extrusão da argila e cortados em tamanho padrão.

Os tijolos são amplamente utilizados como material de construção desde 1700, provavelmente devido ao fato de que o material funciona muito melhor como um retardador de chama do que a madeira em cidades cada vez mais lotadas. Além disso, os tijolos são e razoavelmente baratos de produzir.

Um importante material de construção de baixo custo nos países em desenvolvimento é o bloco estruturado, que é mais fraco, porém mais barato que os tijolos compactos.

Concreto

Entre os materiais para construção, o concreto é amplamente difundido. O material é resultante da combinação de um mineral com um aglutinante como o cimento. A forma mais comum é o concreto de cimento Portland, que consiste em agregado mineral (geralmente cascalho e areia), cimento portland e água.

Após a mistura, o cimento se hidrata e, eventualmente, endurece se tornando um material com características estruturais semelhantes a pedra. A fim de minimizar quaisquer bolhas de ar, que enfraqueceriam a estrutura, um vibrador é usado para eliminar os gases que se encontrem na mistura quando o concreto líquido é despejada na estrutura da construção. O concreto tem sido o material de construção predominante na construção civil moderna devido à sua longevidade, formabilidade e facilidade de transporte. A grande desvantagem do uso do concreto é a demora no processo de secagem, que demora cerca de 2 dias.

Quanto tempo você acha que cada um desses itens vai demorar para se tornar um padrão na média das obras existentes? Procurando inovações para o seu projeto? Entre em contato com a Prenova!  Na nossa área contamos com várias novidades que você pode implementar já.