Prédios residenciais e comerciais: qual a importância de escolher portas de qualidade para o seu projeto?

prédios residenciais

4 de maio de 2018 / Postado por admin

s portas de um apartamento dizem muito sobre os seus moradores.
Selecionar uma porta que se encaixe ao estilo do projeto, agregue valor e que seja esteticamente atraente pode ser um processo trabalhoso, uma vez que uma porta tem a capacidade de adicionar segurança ao local onde será instalada.

Investir em portas de qualidade na execução de um projeto vale a pena, já que esse item reflete na melhoria da qualidade do seu projeto. Quando se trata de encontrar uma porta que esteja de acordo com o seu orçamento e exceda suas expectativas, você tem muitas opções de cores, materiais, design e segurança. Mas como escolher a melhor porta e ferragens para o seu prédio residencial?

Prédios residenciais – Defina o orçamento

O primeiro passo para o sucesso de qualquer projeto é determinar o quanto você poderá gastar. É comum que os projetos de melhoria ou construção de um apartamento superem o orçamento inicial devido a atrasos ou ao fato dos custos superarem o previsto. Como todos os projetos de melhoria de um prédio residencial, substituir as portas deve ser considerado um investimento e seu orçamento deve refletir um planejamento cuidadoso. Algumas coisas a serem observadas ao determinar os custos de uma porta são:

– Custos antecipados x benefícios a longo prazo;
– Vida útil estimada;
– Necessidade de manutenção;
– Eficiência energética;
– Proteção climática e sonora;
– Custos de pintura;
– Necessidade de reformas para compatibilização da nova porta (gesso/alvenaria, iluminação, campainhas, etc).

Escolher uma porta que adicione beleza e valor ao seu prédio residencial sem fazer com que você pague mais a longo prazo é o ideal. Por exemplo, algumas portas eficientes em termos de energia podem custar mais, mas permitem economizar dinheiro a longo prazo. E escolher produtos de qualidade, evitará altos custos de manutenção.

Portas para prédios residenciais – Materiais

O material com o qual a sua porta é feita afetará diretamente seu desempenho – incluindo durabilidade, manutenção e aparência. A escolha do material também determinará o preço da sua porta. A absoluta maioria das portas ainda são de madeira, embora possa ser de PVC, aço ou alumínio. É importante observar que a porta da frente de um apartamento deve ser maciça e fabricada de materiais como madeira ou fibra de vidro. Mas então, qual é a melhor opção de porta para o seu projeto? 

Madeira

A beleza de uma porta de madeira oferece uma aparência clássica – com padrões de intrincados e marcações de cores. Embora as portas de madeira sejam lindas, geralmente são portas que demandam um grau maior de manutenção em relação as feitas de outros materiais, mas podem ser seguras e duráveis. Pode ser usada em espaços externos e internos.

PVC

Este tipo de porta apresenta uma aparência lisa e uniforme. Essas portas oferecem maior desempenho e eficiência energética, são mais duráveis e fornecem alta qualidade estética. Além disso, são muito resistentes. Assim como a porta de madeira, pode ser usada em espaços internos e externos.

Tamanho

Qual deve ser o tamanho da sua porta? Uma porta de entrada padrão é de 2,10 metro de largura por 1,00 metro de largura e 3,5 centímetros de espessura. As portas internas têm em torno de 0,80 metro de largura. Dependendo do seu projeto, você pode precisar de portas mais altas ou mais amplas. Para escolher a porta do tamanho certo, você deve observar também a necessidade do uso de interruptores de luzes laterais, trincos, a largura preterida das vistas/alizares ou outros elementos decorativos. Se você não tiver certeza do tamanho da porta necessária para o seu projeto não hesite em contactar um especialista para obter ajuda.

Estilo

O estilo da sua porta deve completar o estilo arquitetônico do seu condomínio. A porta de entrada deve representar os seus gostos e a personalidade dos moradores. Um morador mais tradicional, pode optar por uma porta clássica de madeira. Já um prédios residencial moderno pode optar por modelos de PVC.  Para garantir segurança adicional é preciso escolher o modelo de fechadura ideal para cada ambiente:

Como escolher a melhor fechadura para cada ambiente de prédios residenciais

Para escolher a melhor fechadura, você deve ficar atento a segurança. Além disso, é preciso observar o tipo de porta, de chave e de acabamento:

Fechadura elétrica

Esse modelo de fechadura é comum em portões externos de casas e edifícios, mas também podem ser usados em portas de madeira ou metal. A instalação pode ser feita sobreposta ou encaixada na folha da porta.

Fechadura eletrônica

a fechadura eletrônica é uma opção prática para garantir a segurança de um espaço localizado em prédios residenciais. Os sistemas variam entre biometria ou cartão de acesso e ambos são difíceis de burlar por pessoas sem acesso prévio ao sistema.  A segurança destes sistemas está relacionada a dimensão do trinco e/ou ao peso suportado pela fechadura tipo eletroimã quando for o caso.

Fechadura manual

são os modelos mais tradicionais de fechadura e são a escolha ideal para os mais variados ambientes. Existem modelos que podem ocupar a metade ou até toda a altura da porta, as fechaduras chamadas multiponto.  Nas portas de entrada podem ser combinadas a trava de segurança com uma fechadura eletrônica, aliando a praticidade de uma biometria com a segurança de uma fechadura manual multiponto por exemplo.

E você? Já escolheu o modelo de porta e a ferragem ideal para o seu projeto em prédios residenciais? As portas da Prenova oferecem segurança ao seu projeto. Entre em contato com a Prenova e solicite um orçamento hoje mesmo!