Gargalos de produtividade na construção civil

produtividade na construção civil

20 de outubro de 2017 / Postado por admin

Os métodos e táticas aplicados no gerenciamento da produtividade na construção civil dependem do tamanho e do grau de complexidade de cada projeto.

A estrutura do projeto, e os processos envolvidos variam de acordo com o tipo de produto que uma empresa oferece e com o mercado em questão.

Por exemplo, as táticas de gerenciamento de projetos aplicadas em uma empresa de instalação de portas e pisos serão diferentes das de uma empresa de construção de grandes estádios, por exemplo. Além disso, muitos fatores afetam a produtividade na construção civil. Que fatores são esses?

Tempo de produção

 tempo de produção é um dos principais aspectos que determinam a produtividade na construção civil. A capacidade da produção da mão de obra deve ser avaliada para que seja determinado quanto trabalho é produzido por quantas pessoas e em quanto tempo.

O tempo de produção também afeta o prazo de entrega de uma obra. Perder uma data limite cria uma impressão ruim para a sua equipe e para os seus clientes. No entanto, completar um projeto no prazo não significa que a sua empresa também esteja comprometida com a qualidade. É preciso estar alerta sobre os prazos de um projeto e ficar atento a sua qualidade. Se o projeto tiver prazos estreitos com clientes ou partes interessadas rigorosos, o gerente de projeto deve estar atento a todos os obstáculos que podem interferir no projeto e tomar as precauções apropriadas, de modo que a entrega dos produtos ou serviços de qualidade possa ser assegurada. Não só o gerente deve atento aos prazos, mas o mesmo tipo de atitude deve estar presente entre os membros da equipe. Os membros da equipe devem sinalizar questões, problemas e obstáculos para que as soluções possam ser encaradas de imediato.

Despesas

O orçamento é outro fator crítico que determina o progresso e o gerenciamento da produtividade na construção civil. Caso o orçamento seja alto, o número de dias para a conclusão do projeto também será muito maior assim como os recursos alocados. Em casos assim é preciso se concentrar completamente na entrega de produtos ou serviços de qualidade, com a máxima utilização de recursos.

No entanto, se o orçamento for menor, será preciso se ajustar as limitações, como a indisponibilidade de recursos. Apesar disso, não se pode comprometer a qualidade, o que significa que o nível de estresse da sua equipe será auto durante a execução de projetos com orçamento limitado.

Público

As técnicas de gerenciamento da produtividade na construção civil variam dependendo do público interessado no projeto. Caso um projeto tenha um público de diferentes origens, existe a possibilidade de desacordo entre eles.

Nesses casos, o gerenciamento de projetos torna-se extremamente desafiador, pois uma empresa não pode se dar ao luxo de ter clientes infelizes. São necessárias grandes habilidades de negociação em tais casos para chegar a um consenso. Essa negociação pode demorar muito tempo e, portanto, o tempo real dedicado a construção do projeto será reduzido. O gerente do projeto precisa adotar abordagens tácitas em tais casos e fazer o trabalho da melhor maneira possível.

Equipe

As técnicas de gerenciamento da produtividade na construção civil também são determinadas pelos desafios enfrentados por um gerente de projeto que, por sua vez, depende do tipo de equipe com a qual ele está trabalhando. Se a equipe é composta por membros com diferentes origens e habilidades, pode existir uma lacuna em termos de espírito de equipe. Isso, obviamente, afetará o trabalho. Portanto, um gerente de projeto deve aplicar técnicas para aproximar a equipe. Ele deve garantir que reuniões regulares da equipe aconteçam, que podem ser tanto formais como informais. Nas reuniões de equipe, pessoas de diferentes origens são obrigadas a interagir. Isso cria um vínculo entre os membros e eles estão prontos para estar lá um para o outro.

Produtividade na construção civil: demanda

Também é preciso avaliar quanto tempo os materiais e equipamentos demoram para chegar ao local de trabalho e, em média, quanto tempo ficam em uso.

A demanda é outro fator chave que influencia as técnicas de gerenciamento da produtividade na construção civil. A própria demanda depende de alguns fatores como o tipo de produtos ou serviços, usabilidade, etc. Dependendo do tipo de demanda e da natureza do produto oferecido, um gerente de projeto precisa aplicar técnicas de gerenciamento adequadas garantindo a entrega de bens e serviços no tempo determinado.
Algumas das técnicas podem envolver os levantamentos diários
do andamento da construção toda a manhã e testes com os itens de tecnologia selecionados para cada projeto específico.

A produtividade de projetos da construção civil é um conceito complexo. Não há uma regra para gerenciar todos os projetos do setor, pois não existe um único tipo de projeto. Serviços e produtos são as duas principais categorias de ofertas no mercado e o método de gerenciamento difere significativamente para ambos. Os fatores mencionados neste artigo lhe darão uma ideia clara sobre os principais determinantes dos métodos e técnicas de produtividade na construção civil.

A Prenova pode ajudar a agilizar a obra e acelerar a sua execução pois tem bastante experiência com sua especialidade e com o impacto de outros serviços tem para sua entrega. Entre em contato com a gente e saiba mais!

 

PN_CTA_eBook08_GuiaDeObras